O Model Coordinate é uma das solução em nuvem da Autodesk, que permite fazer a identificação de conflitos de forma rápida, elaborando teste de hard clash, para identificar os objetos que se interceptam no modelo, para isso basta carregar os arquivos dos projetos, como mostrado na imagem a seguir, onde temos um arquivo da Geometria elaborado no Civil 3D e outro da Sinalização essa desenvolvido com o excelente plugin SinC da Seabra.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Podemos verificar também em forma de matriz, as interferências encontradas pelo Model Coordination, e assim analisar, se o que foi identificado é realmente uma interferência que deve ser tratada, ou não, como a solução faz a analise do modelo como um todo, cabe ainda o profissional capacitado analisar os resultados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Caso seja realmente uma interferência que deva ser sanado, é possível criar um problema e endereçar o mesmo para o responsável, dando um prazo para resolução. Importante salientar que todas essas informações segue um fluxo que é possível configurar de acordo com a necessidade de cada empresa, e assim garantir um fluxo de comunicação segura e que permita o trabalho de forma colaborativa, dentro de um ambiente comum de dados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em fim, após a compatibilização dos projetos pode seguir o fluxo de aprovação dos mesmo, garantindo assim menos inconsistência no momento da execução do empreendimento.

Caso queiram saber mais sobre o processo e as soluções mencionadas entre em contato.

Autor